-
Arquitetos: MJMA
- Área: 75000 ft²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Scott Norsworthy, doublespace photography, Nic Lehoux, Industryous Photography
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Aerloc Industries, Agway Metals Inc., Allwood, Aluflam, Alumnous, American Biltrite, American Olean, American Standard, Amstel, Canadian Precast, Centura, CertainTeed, Citywide Door & Hardware, Connor Sports, Coreslab Structures , Daltile, Delta, Earthscape, GARAGA, +29
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em um bairro de rápido crescimento em Mississauga, uma cidade suburbana a oeste de Toronto, Canadá. Ele transforma uma área agrícola de mais de 20 hectares em um parque com texturas ricas, destacando um Centro Comunitário de 7.000 metros quadrados. O parque se conecta a uma rede existente de trilhas de uso múltiplo, tornando-se um novo destino na área.
A forma simples e dinâmica do centro comunitário sinaliza seu propósito como um marco no bairro para encontros sociais e atividades saudáveis. A impressionante cobertura ao longo das fachadas oeste e sul estende e revela a estrutura de madeira maciça do edifício - uma série de colunas lameladas que fornecem a estrutura e a moldura da cortina de vidro, envolvendo a academia, o saguão e a piscina.
Essa estrutura é revestida por uma malha de alumínio expandido que protege a madeira dos elementos. Essa tela é parte integrante do design e da estratégia de controle de iluminação natural, além de mitigar o ganho de calor solar, filtrando a luz do sol de maneira semelhante a uma copa de árvores. Ela proporciona uma forte conexão visual com o parque aos ocupantes, enquanto reduz passivamente as cargas mecânicas totais do edifício e o consumo de energia.
A parte do centro comunitário organiza os espaços internos em duas barras que percorrem o comprimento do edifício: a parte leste possui vestiários, com uma cozinha de ensino, salas multiuso e de fitness no andar acima; na parte oeste, uma barra mais larga abriga o ginásio triplo e o salão aquático com piscinas de natação e lazer.
O parque oferece uma variedade de espaços de lazer e fitness, incluindo campos de futebol e quadras de basquete, distribuídos por uma paisagem com colinas suavemente inclinadas (criadas a partir do solo escavado), oferecendo assentos elevados para espectadores. Um circuito de trilha com marcações de distância, com estações de fitness e sinalização interpretativa enfatizando a história do patrimônio natural da área, circunda o perímetro do parque. Juntos, o edifício e o parque compõem um hub vital para lazer, esporte e recreação.
A madeira maciça aprimora a conexão biófila e apoia a construção sustentável, sequestrando carbono e substituindo materiais intensivos em carbono. Em centros aquáticos, supera o aço e elimina a necessidade de revestimentos extensos. A estrutura inovadora imerge os visitantes na natureza, utilizando colunas lameladas com vistas para o parque.
A eficiência energética é priorizada por meio de vidros estratégicos, janelas de alto desempenho, isolamento e soluções de pontes térmicas. A qualidade ambiental interna é aprimorada com iluminação cuidadosa e sensores de ocupação. O gerenciamento local de águas pluviais inclui galerias de infiltração, canais vegetados e uma lagoa de detenção. A área úmida existente molda o projeto, e o solo escavado forma colinas gramadas. O plantio denso conecta corredores naturais e envolve a comunidade. Investigações detalhadas protegem ecossistemas locais e habitats de nidificação.